Instituto Brasileiro de Línguas conquista segundo Selo de Excelência em Franchising da ABF
04/26/2018
Unidade IBL Garopaba lança Projeto de Imersão Linguística para Estrangeiros
06/15/2018

4 Dicas para facilitar o aprendizado de um novo idioma

Para uma melhor visualização, leia esta notícia no modo horizontal.


Você já fez diversos cursos de idiomas, achou que já conseguia se comunicar em uma segunda língua, mas quando chegou a hora… XIIII… TRAVOU!? 😳
“Mas tem gente que tem tanta facilidade para aprender as coisas. Fulana, por exemplo, aprendeu o inglês bem mais rápido do que todos da turma, por que isso acontece?”
Pois é, estudar apenas em sala de aula não é suficiente, cada pessoa tem sua própria maneira de adquirir domínio sobre uma língua, e isso está atrelado a diversos fatores. Um deles é a disposição psicológica para o aprendizado, adquirindo uma postura mais aberta, sem medo de errar ou se cobrar para aprender tudo rapidamente. Outro fator é o das habilidades cognitivas, que permite processar vários tipos de informações ao mesmo tempo, como domínio da pronúncia, significado e regras gramaticais enquanto fala.
Então, como dominar um idioma mais rápido?
Com base em conceitos e estudos da neurociência, é possível chegar a algumas dicas práticas para acelerar o processo de aprendizagem de uma língua. Veja:
Insira seu aprendizado em um contexto

Imagine que você terá que fazer, em francês, o seguinte questionamento: “Como chegar até o hospital mais próximo?”. Em qual situação você exigirá mais do seu cérebro?
Na sala de aula, em um exercício oral, ou em uma rua de Bruxelas, na Bélgica, com mal-estar?
A resposta é lógica. Quanto maior a necessidade de compreensão da língua ou de se expressar nela, mais veloz é o aprendizado. Sendo assim, quando você aprender um vocabulário novo, insira ele em um contexto. De acordo com a neurocientista Carla Tieppo, os videogames com áudio em inglês, por exemplo, são um ótimo recurso para esse fim.
Assista a um mesmo filme estrangeiro 3 vezes
Uma ótima dica para você “dar uma valorizada” no seu aprendizado é assistir a um filme ou série por três vezes. Na primeira, você pode habilitar a legenda em português, na segunda, coloque a legenda no idioma estudado e na terceira, nadinha de legenda, tá? Desta forma, você irá melhorar o seu processamento auditivo. Na terceira vez que assistir ao filme, sem legendas, você já conhecerá a história e talvez se lembre de vários diálogos. Assim, você fará associações entre forma, som e significado, além de treinar o reconhecimento de várias palavras no outro idioma.
Ouça (muita) música
Um sonho de todos é aprender um idioma sem esforço, não é mesmo? Para te ajudar se liga nessa outra dica: Ouça muita música no idioma estudado, seja no caminho para o trabalho, seja fazendo aquela faxina de final de semana, na academia, no banho, enfim, e se tiver a letra em mãos, melhor ainda! Entender o significado daquela letra que você gosta tanto de ouvir lhe trará cada vez mais motivação, fator indispensável em qualquer aprendizado.
Use expressões na outra língua tanto quanto puder
Tente empregar o idioma sempre que puder na sua rotina. Vale até criar diálogos, ensaiar algumas discussões com o crush, chamar um amigo para conversar, ou melhor ainda, comparecer as aulas focadas em conversação do IBL.
De acordo com Carla, quanto mais você usar a língua em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório – até o ponto em que as palavras sairão automaticamente da sua boca diante de cada acontecimento.
E aí, gostou? Então vamos colocar em prática e encurtar o caminho para um mundo sem legendas! 😊

(Texto adaptado de: https://exame.abril.com.br/carreira/4-dicas-da-neurociencia-para-aprender-uma-lingua-mais-rapido/)